AVALIAÇÃO E TERAPIA FONOAUDIOLÓGICA

Não perca os sons da vida!

A Audio Voz é um centro auditivo especializado na reabilitação do sistema auditivo, e agora também, uma clinica de fonoaudiologia.

AVALIAÇÃO E TERAPIA
FONOAUDIOLÓGICA

Fonoterapias são sessões direcionadas para habilitação e reabilitação em aspectos fonoaudiológicos como por exemplo: linguagem oral e escrita, voz, fluência, articulação da fala, função auditiva periférica e central, e do sistema miofuncional orofacial e cervical.

FONOAUDIOLOGIA: Como ela pode ajudar o seu filho?

A Fonoaudiologia já é uma solução muito indicada por muitas escolas e médicos pediatras e neuropediatras, para auxiliar no desenvolvimento da criança. E sua atuação vai muito além de “ensinar crianças a falar corretamente”.

Quem tem filho sabe o quão desafiadora esta tarefa pode ser. A rotina da vida diária volta-se totalmente às necessidades da criança. Tarefas como alimentar, brincar, levar a escola e ao médico, entre outras atividades do diaa dia, tomam todo o tempo disponível. E de repente, no meio de tudo isso é solicitada uma avaliação fonoaudiológica. Tudo parece ainda mais desafiador e muitas preocupações surgem.

Neste momento, o importante é manter a calma e principalmente buscar informação.

A Fonoaudiologia tem um papel muito importante para ajudar e dar uma direção aos papais e mamães nessa jornada.

A Fonoaudiologia orienta as famílias sobre os sinais de alerta quando algo está fora do tempo de desenvolvimento esperado, e indica quando a criança precisa de tratamento fonoaudiológico.

Mas afinal, o que é Fonoaudiologia e por que meu filho pode precisar de um fonoaudiólogo?

A Fonoaudiologia atua na reabilitação da comunicação de crianças e adultos, que pode estar alterada por diferentes motivos como atraso de linguagem, autismo, síndromes, alterações neurológicas, deficiência auditiva, entre outros. A terapia fonoaudiológica visa principalmente facilitar ou aprimorar a comunicação dos pequenos.

Por isso, nós da Audio Voz estamos sempre em busca de aprimoramento!

Já ouviu alguém falar “Meu filho vai à terapia para brincar”?

Pois bem... De forma lúdica, com muitas brincadeiras e atividades, o profissional consegue avaliar e trabalhar a melhora do quadro diagnosticado da criança, além de não sobrecarregar a criança com muita informação, tornando a terapia mais prazerosa para os pequenos.

Outra frase que ouvimos muito, é:

A Fono é para ensinar a criança a falar.

SIM, mas não é só isso...

O Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa) reconhece 11 áreas de atuação. Iremos te informar abaixo as áreas que a Audio Voz atua:

– Linguagem: Já nesta especialidade o profissional trabalhará com aspectos que envolvem a comunicação oral e escrita, visando identificar e trabalhar possíveis distúrbios no processo de desenvolvimento da comunicação na esfera citada desde a infância à vida adulta. ;

–Motricidade: Na área de atuação da Fonoaudiologia denominada Motricidade, o fonoaudiólogo trabalhará na habilitação e reabilitação de funções relacionadas à respiração, sucção, mastigação, deglutição, expressão facial e articulação da fala, visando melhores condições de vida e de comunicação do paciente.;

– Voz: Nesta área, o fonoaudiólogo atuará na avaliação, no diagnóstico e na reabilitação de problemas vocais, bem como com o aperfeiçoamento estético da comunicação e expressividade da voz, o canto, por exemplo. Também poderá atuar com a prevenção de patologias vocais, na perícia vocal (Fonoaudiologia forense), na assessoria, consultoria e condicionamento vocal.;

-Disfagia: Nesta área da Fonoaudiologia, o profissional poderá atuar na avaliação e no diagnóstico de distúrbios da deglutição, com intuito de intervir (habilitar e/ou reabilitar) para prover melhoria na qualidade de vida do paciente.;

–Processamento Auditivo Central (PAC): Também conhecido como transtorno do processamento auditivo ou doença da incompreensão, é mais comum do que se imagina e, na maioria das vezes, diagnosticado equivocadamente como dislexia ou transtorno do déficit de atenção. O problema pode atingir pessoas de qualquer idade e sexo. Porém, é na infância, mais especificamente no período de alfabetização, que o distúrbio precisa ser identificado rápida e assertivamente para não comprometer o aprendizado escolar.


–O treinamento auditivo é um dos métodos terapêuticos utilizados na reabilitação auditiva no PAC e pode ser definido com o uso de um conjunto de tarefas acústicas pré-determinadas com objetivo de ativar ou modificar o sistema auditivo.;

-Fonoaudiologia Neurofuncional: Nesta especialidade, o fonoaudiólogo realiza avaliação, diagnóstico, prognóstico, habilitação e reabilitação de pessoas com alterações neurofuncionais provenientes de sequelas resultantes de danos ao sistema nervoso central ou periférico.